Inicialmente a função do celular era apenas efetuar e receber chamadas. Hoje, inúmeras funções foram agregadas a este dispositivo. Este avanço foi dividido no que é chamado de geração. Novas gerações surgem quando a demanda da geração anterior não é suficiente:
Primeira geração (1G)
Foi o início da comunicação móvel sem fio. Os sistemas 1G tinham a característica de serem analógicos, isto é, a transmissão era realizada em
radiofrequência (
Radio Frequency - RF), mais especificamente na faixa UHF (
Ultra High Frequency).
Segunda geração (2G)
A principal característica foi o uso da tecnologia digital no lugar da analógica. A digitalização possibilitou a decodificação dos sinais em dígitos ou bits, provocando uma melhoria nas chamadas telefônicas, além de introduzir novas funções para o telefone como identificador de chamadas, mensagens de texto (SMS), inclusão do chip conhecido como SIM proporcionando maior segurança quanto a clonagem de números de telefones, etc.
Nesta geração este sistema atua dentro das
frequências dos 800 MHz aos 1900 MHz.
Terceira geração(3G)
Marcada pelo avanço na qualidade e velocidade de conexão sem fio, comparando-se com a conexão de banda larga fixa. Isto ocorreu com a mudança da faixa de atuação nas frequências de 1900 MHz até 2100 MHz.
A tecnologia 3G permitiu que seus usuários pudessem com seus telefones celulares enviar e receber e-mails com anexos maiores, jogar de forma on-line, baixar músicas e assistir a vídeos, tudo com uma taxa de transmissão inferior à 2 Mbps (megabits por segundo).
Quarta Geração (4G)
A internet ficou indispensável nos aparelhos de telefonia móvel, propiciando a pesquisas condicionadas à um aumento na velocidade de navegação na internet. que atinge até 100 Mbps.