Projetos ...

Aos poucos vou acrescentando os projetos que ajudei a elaborar e desenhar, por enquanto apresento uns para dar uma (boa) impressão ....

Este é um passatempo que por algum tempo foi o meu "ganha pão" ... e serve como exemplo de um ser humano autodidata, porque sempre fui na busca de aprender solitariamente, e deu certo em quase tudo!!!! Trabalho desde 1978 com projetos e desenhos arquitetônicos e gosto muito de criar. A partir de 1982 comecei a desenvolver projetos elétricos, telefônicos e hidrossanitários, sempre como autodidata. Afinal os livros estão aí para serem usados, não !?? No total, fiz mais de 50 projetos nesta minha "curta" carreira autodidata e ... Quando aprendi a lidar com aquarela, com a ajuda da Vir, comecei a pintar perspectivas, tudo por meio da sensibilidade e curiosidade de aprender ... Vejamos alguns projetos já executados ...

Projeto 1:
Residência de Amigos, no Centro – Santa Maria/RS/Brasil. Auxiliei no desenvolvimento dos projetos arquitetônico, hidrossanitário, elétrico e telefônico, em parceria com o Engenheiro Carlos Alberto Monteiro. Este foi o meu primeiro projeto de porte que fiz, e já vai um longo tempo, lá por volta de 1986. No primeiro piso tem-se: garagem, hall de entrada. No segundo piso tem-se: sala, 1 banheiro na parte residencial. Foi projetado um consultório médico. No terceiro piso tem-se: sala, suíte do casal, varanda, dois dormitórios e banheiros, cozinha e lavanderia.

Projeto 2:
Residência de Amigos, bairro Nossa Senhora de Lourdes – Santa Maria/RS/Brasil. Ajudei no desenvolvimento e desenho dos projetos arquitetônico, hidrossanitário, elétrico e telefônico. Neste projeto aproveitou-se o desnível do terreno. No primeiro piso tem-se: garagem, adega, lavanderia-despensa, dormitório e banheiro de serviço. No segundo piso (primeiro piso na outra rua) tem-se: sala, sala de TV, sala de jantar e cozinha. No terceiro piso (segundo piso na outra rua)tem-se: suíte do casal, dois dormitórios e banheiro.

Projeto 3:
Residência do irmão da Virginia – Caxias do Sul/RS/Brasil. Aqui demos um suporte no desenvolvimento dos projetos arquitetônico, hidrossanitário, elétrico e telefônico. Quem conhece Caxias do Sul reconhecerá por que foram utilizadas paredes duplas, na parte externa, e calefação em todos os ambientes ... Obra finalizada em 2000.

Aquarelas:
Estes são dois exemplos de ensaios no uso de aquarela, realizados por mim e Virginia. O primeiro não saiu do projeto e o segundo, foi construído em Alegrete/RS. Desculpem pela precária nitidez. Fizemos cópia (via scanner) de fotos em quadros envidraçados. (Datas: agosto/1990 e janeiro/1991, respectivamente). Temos mais de 10 perspectivas em aquarela, também, nesta curta carreira autodidata, e quem sabe, um dia mostraremos aqui ... As pinturas foram em papel "Fabriano" de aproximadamente 90 x 60 cm. (Detalhe: Eu ajudei nos projetos ...)


Projeto pessoal:
Em breve faremos a nossa residência!!!!

Vista, da cidade de Santa Maria, do local da futura residência de Virginia e Orengo, em Itaara/RS.