Pesquisa

BNCT •  Ensino de Física

BNCT – Terapia por Captura de Nêutrons pelo Boro
O que é BNCT •  Equipe •  Publicações

O que é BNCT ?

A Terapia por Captura de Nêutrons pelo Boro (BNCT em inglês, Boron Neutron Capture Therapy) é um tipo de radioterapia para tratamento de câncer sólido, e o seu sucesso depende da deposição de boro (10B) nas células tumorais seguida pela irradiação por nêutrons térmicos (E~0,025 eV), resultando na produção de partículas ionizantes altamente tóxicas para a célula. Os dois fragmentos emitidos pela reação nuclear (10B(n,α)7Li), têm curto alcance no tecido, da ordem de 9 mícrons para a partícula alfa (α) e 5 mícrons para o lítio. Como conseqüência, eles liberam suas energias somente para as células próximas ou internamente as mesmas. Assim, os produtos da reação nuclear ocasionarão a ruptura do DNA, produzindo a morte celular.

O processo de interação do nêutron com o boro se dá em uma reação de absorção, em que o 10B possui seção de choque para absorção de nêutrons térmicos de 3837 barns. Em 96% das reações ocorridas, terão como produto partícula α (4He2+), íon de Lítio (7Li3+) e um raio gama de aproximadamente 0,44 MeV de energia.

Para a BNCT ser efetiva, pelo menos 10−30 μg de 10B precisam ser entregues por grama de tecido tumoral, correspondendo à concentração de 10−30 ppm. Para obter essa concentração, aproximadamente 109 átomos de 10B precisam ser entregues para cada célula de tumor. A dose exigida é determinada pelas limitações de dose devido à natural ocorrência de captura em elementos no tecido. A fluência de nêutrons de cerca de 1012−1013 nêutrons térmicos/cm2 é aproximadamente o limite superior para tecido sadio.

No Brasil, esta terapia está fase embrionária, solidificando bases para sua implantação. No início das pesquisas, somente reatores nucleares contribuíam com os nêutrons para a BNCT. Atualmente, os aceleradores lineares, para produção de nêutrons, estão sendo utilizados na BNCT. Entre as vantagens está o pequeno porte dos equipamentos, possibilitando a sua utilização em complexos hospitalares ou clínicas. Há na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) um Gerador de Nêutrons, cujos nêutrons, de energia 14 MeV, são obtidos da reação nuclear D-T, 3H(2H,n)α e há uma proposta de sua utilização na BNCT.