O que é BNCT ?
A Terapia por Captura de Nêutrons pelo Boro (BNCT em inglês, Boron Neutron Capture Therapy) é um tipo de radioterapia para tratamento de câncer sólido, e o seu sucesso depende da deposição de boro (10B) nas células tumorais seguida pela irradiação por nêutrons térmicos (E~0,025 eV), resultando na produção de partículas ionizantes altamente tóxicas para a célula. Os dois fragmentos emitidos pela reação nuclear (10B(n,α)7Li), têm curto alcance no tecido, da ordem de 9 mícrons para a partícula alfa (α) e 5 mícrons para o lítio. Como conseqüência, eles liberam suas energias somente para as células próximas ou internamente as mesmas. Assim, os produtos da reação nuclear ocasionarão a ruptura do DNA, produzindo a morte celular.
O processo de interação do nêutron com o boro se dá em uma reação de absorção, em que o 10B possui seção de choque para absorção de nêutrons térmicos de 3837 barns. Em 96% das reações ocorridas, terão como produto partícula α (4He2+), íon de Lítio (7Li3+) e um raio gama de aproximadamente 0,44 MeV de energia.
Para a BNCT ser efetiva, pelo menos 10−30 μg de 10B precisam ser entregues por grama de tecido tumoral, correspondendo à concentração de 10−30 ppm. Para obter essa concentração, aproximadamente 109 átomos de
No Brasil, esta terapia está fase embrionária, solidificando bases para sua implantação. No início das pesquisas, somente reatores nucleares contribuíam com os nêutrons para a BNCT. Atualmente, os aceleradores lineares, para produção de nêutrons, estão sendo utilizados na BNCT. Entre as vantagens está o pequeno porte dos equipamentos, possibilitando a sua utilização em complexos hospitalares ou clínicas. Há na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) um Gerador de Nêutrons, cujos nêutrons, de energia 14 MeV, são obtidos da reação nuclear D-T, 3H(2H,n)α e há uma proposta de sua utilização na BNCT.