Eu programo em Fortran, desde 1987, porque é uma linguagem de fácil manuseio e criada para tarefas científicas em física, matemática, engenharia, entre outras. Abaixo, apresento um breve histórico a respeito do Fortran.
Livro Fortran 95: curso básico
Estou escrevendo um livro sobre Fortran 95, e está na fase final. O lançamento está previsto para novembro de 2007, no XI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).
Por enquanto, confira o status do Livro.
Hoje utilizo o compilador fortran G95, que pode ser obtido gratuitamente, no site do Projeto G95: http://www.g95.org. O Projeto G95 começou por volta do ano 2000 e é mantido pela comunidade de desenvolvedores de software livre, com autoria de Steven Bosscher, Paul Brook, Arnaud Desitter, Katherine Holcomb, Niels Kristian Bech Jensen, Steven G. Johnson, Tobi Schleuter e Andy Vaught. Portanto, o compilador tem seu código-fonte aberto e está sob licença GNU GENERAL PUBLIC LICENSE. Retirei do site do Projeto G95 a seguinte frase que dá conta da fase em que se encontra o compilador:
"G95 has emerged from its cocoon and is drying its wings."
("G95 saiu do seu casulo e está secando suas asas.")
Fonte: http://www.g95.org, acesso em 20 de setembro de 2006.
Mesmo neste estágio de desenvolvimento, o compilador é estável e funciona muito bem. Utilizo o G95 para compilar os meus códigos e no ensino de programação científica, na disciplina Linguagem de Programação Científica do Curso de Física Médica/UNIFRA. Para mais informações, acesse o site e verifique o status do Projeto.
Textos a respeito de Fortran 90 (para download):
Breve histórico:
Até 1954, quando o primeiro dialeto da linguagem Fortran foi desenvolvido, todos os programas de computador eram escritos usando o código assembler. Foi John Backus e sua equipe, então trabalhando na IBM, que propôs e desenvolveu um método econômico e eficiente de programar. A idéia foi projetar uma linguagem que possibilitasse expressar fórmulas matemáticas de uma maneira mais natural do que à época, quando era feito somente com a linguagem assembler. Do resultado de suas primeiras tentativas, surgiu o FORTRAN cujo nome vem da abreviatura de IBM Mathematical FORmula TRANslation System.
Para muitos o Fortran é uma linguagem ultrapassada, se não extinta, mas felizmente o Fortran sofreu uma atualização por volta do ano 1990 e passou a ser conhecido como Fortran 90, em contraste com o FORTRAN 77, realmente com instruções ultrapassadas, mas que serviram muito ao meio acadêmico, científico e tecnológico. O novo Fortran aglutinou procedimentos das linguagens de programação C, C++, Matlab, entre outras. Hoje o Fortran é uma linguagem moderna e é atualizada periodicamente.